Email: apgogarcia@gmail.com | Telefone/Whatsapp: +351 91 2234060 - Custo de uma chamada para a rede móvel de acordo com o seu tarifário.

O Sucesso do Orta Café ao

"fazer-se ouvir" sobre Bullying

“Faz-te Ouvir! Dá a volta ao [Cyber]Bullying!”

- Uma Solução para as Escolas

A Associação de Pais da Escola Secundária Garcia de Orta, a APGO, organizou no passado dia 12 de janeiro o seu primeiro Orta Café de 2023. O tema escolhido foi “Faz-te ouvir! Dá a volta ao [Cyber]Bullying!”, onde os oradores convidados foram Tito de Morais e Cristiane Miranda, fundadores do projeto Agarrados à Net!

A sessão foi uma interação entre os oradores e a assistência. Estiveram presentes vários elementos distintos da comunidade Agrupamento de Escolas Garcia de Orta, incluindo Alunos, Professores, Elementos da Polícia do Programa Escola Segura, o diretor do agrupamento, Dr. Rui Fonseca, as adjuntas da direção, Dra. Irene Carvalho e Dra. Margarida  Machado, a Dra. Adalgisa Loureiro como presidente do pessoal docente do Conselho Geral, entre outros. Da Câmara Municipal do Porto, estiveram presentes a Dra. Otília Paula Castro, Diretora Municipal de Educação, e o Vereador do Pelouro da Educação, Dr. Fernando Paulo, que encerrou a sessão.

A acompanhar a APGO, estiveram presentes Magda Costa, membro do Conselho Executivo da CONFAP, Benedita Braga, presidente da associação de Estudantes da Escola Secundária Garcia de Orta e as presidentes das associações de Pais das escolas do mesmo agrupamento.

Cristiane Miranda — coach de crianças e jovens —, e Tito Morais — docente que ajuda famílias, escolas e comunidades a promover a utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens — são os fundadores do projeto “Agarrados à Net”, que visa dar informação e formação para melhorar o bem- estar digital de crianças e jovens. O par veio falar em parentalidade digital positiva e explicar mitos e conceitos referentes ao Bullying. O seu trabalho passa por percorrerem escolas de norte a sul do país e abordarem durante uma conversa informal e com interação digital o tema tão presente: o Bullying e o Cyberbullying.

Um dos pontos mais relevantes deste Orta Café foi a definição de Bullying. Explicaram que, para um comportamento ser definido por bullying, este tem de estar assente em vários critérios:

1. Ser um comportamento agressivo;
  2. Ter impacto negativo na vítima e, se esta o sente como tal;
  3. Ser entre pares;
  4. Ter intenção de causar dano;
  5. Dirigir-se a uma pessoa ou a um grupo;
  6. Ser repetitivo;
  7. E, desenvolver-se numa relação de desequilíbrio de poder.

Esta definição foi debatida e explicada, e a interação entre todos os presentes foi muito ativa. Foram debatidos casos concretos, contadas situações reais e complicadas, e apresentados estudos de diversas comunidades educativas como exemplos a ter em atenção no nosso  agrupamento.

Foi uma sessão marcante e que nos sensibilizou para o Bullying e, onde a associação vai estudar a possibilidade de construir uma equipa multidisciplinar de atuação que inclua todos os presentes.

Aproveitamos para agradecer a participação de todos os presentes e em especial à Joana Cardoso Meneses, aluna do 12º ano desta escola pela realização do cartaz do evento.